sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Conjecturas sobre Trading pt1

Como o primeiro post "de conteúdo" foi sobre a vida de um broker, pretendo falar um pouco sobre Trading hoje.

Fundamento: Trader é todo aquele que compra (ou vende) buscando realizar lucro vendendo (ou comprando) mais caro (ou mais barato). Logo, de certo modo, todo especulador é um trader (Warren Buffet "stopou" sua posição no Bank Of America dia desses!).

Pois bem, dado que somos todos traders e especuladores, vamos exercitar uma certa "taxonomia dos operadores":

Basicamente o que diferencia um tipo de trader de outro é seu plano de ação, a.k.a. a maneira como ele toma suas decisões no mercado. Seu estilo depende de alguns fatores como:

  1. Prazo médio de suas operações:
  2. Mecanismo de tomada de decisão
  3. Tipo e classe de Ativo que opera
De acordo com o prazo:
  • Day trader - Suas operações começam e terminam na mesma seção de negócios
  • Swing trader - Mantém posições durante alguns dias
  • Positioner - Mantém posições durante algumas semanas ou meses
  • Holder - Mantem posição por anos
Tomada de decisão:
  • Precificação: Analise de Balanços, valuation e afins
  • Técnica/gráfica: Counter trend, trend following, momentum
  • Conjuntural: Análise de dados econômicos e setoriais 
  • Quantitativa: Sistemas puramente estatísticos, estratégias long short (google Quant Finance)
Tipo de Ativo:
  • Fundos
  • Renda Fixa
  • Renda Variável - Equity
  • Renda Variável - Derivativos
Quando me pedem para falar sobre Trading e sobre chances de se ter sucesso com trading eu faço uma analogia com esporte. Tem a pessoa que pratica esporte apenas para se manter saudável e em forma, o atleta amador que gosta de participar de eventos e o atleta profissional, que vive ou procura viver do esporte.

No final das contas, o sucesso de seus investimentos está relacionado a quantidade de esforço produtivo que estiver disposto a dedicar ao estudo, aprendizado e evolução. (essa é a opinião de pessoas de perfis tão diversos como George Soros, Peter Lynch, Ben Graham, Mike Bellafiore e Jesse Livermore)

Da mesma forma que todo mundo pode praticar ao menos um tipo de esporte, nem todo mundo pode ser ou mesmo deseja ser atleta profissional. Profissionalismo exige dedicação, estudo, disciplina e um pouco de vocação.

Todos podem investir para se manter financeiramente saudáveis (e na verdade DEVEM, mas isso é tópico para outro post), mas 95% das pessoas não deve jamais pensar em especular profissionalmente, como meio de vida.

Se a metáfora do esporte serve para falar sobre superação e força de vontade, negociar também envolve organização, disciplina e planejamento que existe na maior parte das empreitadas de negócios. Manter registros de operações detalhados com datas, preços, motivos dos trades e até o seu estado de espírito é extremamente útil e se assemelha ao livro caixa de uma empresa.

Planejar seu trade é bem como montar um plano de negócios, aonde você deve detalhar as razões que embasam seu ponto de vista, os argumentos contra o mesmo, as metas, objetivos e como medir resultados e avaliar performance.

Qual o papel do trading na minha vida?

Fazer meu patrimônio crescer (coluna Ativos no meu balanço pessoal) e "comprar" fluxos de caixa para o futuro. A grana que me permite trocar de carro, viajar, comprar roupas "da moda" ou what so ever vem  do meu trade também. Como disse no post anterior, corretagem paga conta (água, luz, telefone,...) e financia meu trade. Isso me permite oferecer boas condições para meus clientes e boas operações para todos. Todo mundo ganha.

Em posts futuros vou aprofundar as definições que joguei aqui.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O que faz um corretor de ações?

Como primeira postagem "oficial" do blog, vou falar um pouco sobre a profissão (ofício) de corretor de ações.

As corretoras são instituições financeiras que intermediam a compra e venda de títulos e valores mobiliários para seus clientes. Em suma, para comprar e vender na bolsa de valores (ou mercado de balcão) é necessária a intermediação de uma corretora. SEMPRE.



Os profissionais das corretoras encarregados de executar as operações dos clientes da casa nos sistemas eletrônicos de negociação das Bolsas são denominados "operadores". Algumas licensas e certificações são necessárias para exercer a função, podendo citar:

  • Certificação de Agente Autônomo de Investimentos e Profissional de Instituiçao Financeira - a famosa ANCOR.
  • Certificaçao de operador de Pregão Eletrônico - GTS (Global Trading System - a plataforma de Acesso direto da BM&F) e MegaBolsa (Idem para BOVESPA).
  • Certificaçao Operacional do Programa de Qualificaçao Operacional - O malfadado e odiado PQO
  • No momento estou correndo atrás de me certificar como Especialista em Investimentos, pois como explico abaixo, o foco do meu trabalho é em assessoria.
Com o fim dos negócios apregoados "viva-voz" e a algazarra da bolsa indo para o meio eletrônico, a figura do operador também mudou muito de perfil.
O que era assim
 Ficou assim

O operador é o cara da linha de frente da corretora em dois sentidos: por um lado está em contato direto com o cliente e do outro é o link da propria corretora com o mercado (se o corretor passar uma ordem absurda do tipo "venda de 2 milhões de PETR4 @ mercado", ela será executada sem questionamento, tendo o broker e a corretora que arcar com os danos eventuais).
Em geral o operador é remunerado com salário base e/ou uma comissão sobre a corretagem que seus clientes geram (o cara da ordem acima vai passar um tempo sem ver a cor do salário/ comissão).

Existem dois tipos básicos de cliente: varejo (Pessoa física) e Institucionais (fundos e afins).

Em geral as corretoras possuem mesas distintas para cada tipo de cliente, justamente para evitar erros e permitir um melhor atendimento para os dois. Trabalhar com ambos os grupos possuem prós e contras:

Geralmente o operador que trabalha com pessoas físicas tem que correr atrás e montar sua carteira de clientes. Você pode até receber alguma comissão através de ordems avulsas, mas se pretende possuir algum controle sob sua remuneração, se prepare para correr atrás e fazer um pouco de trabalho comercial.

Costumam ser clientes com menos familiaridade com o mercado e realizam operações menos sofisticadas. Se você atende pessoas físicas, provavelmente possui entre 50 e 80 pessoas em sua base. Deve contactá-los com alguma regularidade, frequentemente explicar algum tipo de operação e ajudar a monitorar o portifólio.

O sonho de muito broker é captar um cliente institucional, que só passa ordem da casa de centenas de milhares ou mesmo milhões de reais e deixa um caminhão de corretagem na casa. Basta um único cliente desses para deixar 15 a 20 mil em comissões para o dito cujo. Porém ao contrário do colega varejista, uma ordem errada pode comprometer a remuneração por algum tempo (volte a ordem de venda de 2M* de PETR) e se por acaso o pessoal do institucional resolver não ir mais com a sua cara, você pode passar por apuros.

Eu particularmente prefiro trabalhar com pessoas físicas, é mais recompensador e estimulante pois a minha maneira de trabalhar passa a ter um papel proativo e de assessoria para o investidor. Dificilmente um gestor de fundo PDG (pica das galáxias) vai pedir a sua opinião sobre alguma coisa. Além de diversificar minha receita e permitir me dedicar as minhas operações pessoais.

Na minha opinião o camarada que deseja receber sete dígitos ao ano com comissões deve ser um porco de um trader nas operações pessoais (consequentemente leva seus clientes à péssimas operações e overtrading* e "queima" aos poucos sua base de clientes). Corretagem paga meu custo de vida e financia o meu Trade pessoal, para falar a verdade passo boa parte do tempo convencendo meus clientes a NÃO OPERAR, prefiro maximizar o retorno deles a longo prazo que gerar uma receita temporária no curto prazo que prejudica inclusive o crescimento da minha empresa.

Mais para frente farei um post sobre a minha rotina como broker, do treinamento que passo aos meus trainees e o que procuro em um operador.

*Jargão de mercado: hábito do viva voz que sobrevive nas mesas de operações de se referir à quantidades grandes de forma abreviada (Sistema Internacional de medidas mesmo): kilo ou k = mil unidades do título citado, mega ou m = milhão, G ou Giga = Bilhão.
* Overtrading - Giro excessivo do portifólio. Negociar demais e consequentemente entregar boa parte do patrimônio em corretagem, emolumentos e impostos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quem sou eu?

Venho acompanhando os mercados financeiros desde 2007. Iniciei negociando uma carteira de FOREX com um grupo de investidores. Com a dissolução da sociedade, me certifiquei como agente autônomo de investimentos e comecei a trabalhar na mesa de operações de uma grande corretora.
Atuei como proprietary trader*no mercado de ações americano. Aprendi os detalhes da estrutura e funcionamento do mercado lá, o que me deu insights interessantes sobre a aplicação muitas de ferramentas e técnicas.
                                   
                                (para quem ficou curioso em ver um Prop Trading Desk, é mais ou menos assim)
Tive acesso a um vasto acervo de informação aprendendo novas técnicas de análise, gestão de risco e dimensionamento de posição e melhor compreendendo muitas das publicações traduzidas para nosso idioma.

Com essa informação, desenvolvi uma metodologia operacional completa para investidores pessoa física, que pode ser adaptada a todos os perfis e capitalização, que atualmente implemento ao assessorar meus clientes e nas minhas operações pessoais. Minha mesa de operações é especializada em desenvolver soluções para clientes pessoa física, independente do perfil ou capital.

Pretendo dividir insights sobre o mercado em geral, trade systems, análise técnica, histórias de mercado que apenas circulam nos corredores de assets e corretoras e falar um pouco da rotina de um operador (broker e Trader)


O Trading plan para o blog consiste em 2 ou 3 posts por semana, além dos eventuais guests que possam surgir. Existem muitos blogs cobrindo o Be -a-Bá do mercado e meu objetivo ser tratar justamente os tópicos mais que são deixados de fora, a desvantagem dessa abordagem é posso eventualmente pecar por omissão. Eventuais conceitos cavernosos serão explicados da maneira mais simples possível. Em ambos os casos, peço ao leitor que reclame, malhe, comente, critique e proponha sugestões.

PropTrader - Pessoa contratada por uma Trading firm para realizar operações em nome da empresa e usando capital dela. Ao contrário do broker que apenas assessora um cliente e recebe comissões de corretagem, os prop traders são remunerados de acordo com a performance mensal. Muito comum nos mercados dos EUA e Europa.

Boas leituras e Bons negócios