sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Conjecturas sobre Trading pt1

Como o primeiro post "de conteúdo" foi sobre a vida de um broker, pretendo falar um pouco sobre Trading hoje.

Fundamento: Trader é todo aquele que compra (ou vende) buscando realizar lucro vendendo (ou comprando) mais caro (ou mais barato). Logo, de certo modo, todo especulador é um trader (Warren Buffet "stopou" sua posição no Bank Of America dia desses!).

Pois bem, dado que somos todos traders e especuladores, vamos exercitar uma certa "taxonomia dos operadores":

Basicamente o que diferencia um tipo de trader de outro é seu plano de ação, a.k.a. a maneira como ele toma suas decisões no mercado. Seu estilo depende de alguns fatores como:

  1. Prazo médio de suas operações:
  2. Mecanismo de tomada de decisão
  3. Tipo e classe de Ativo que opera
De acordo com o prazo:
  • Day trader - Suas operações começam e terminam na mesma seção de negócios
  • Swing trader - Mantém posições durante alguns dias
  • Positioner - Mantém posições durante algumas semanas ou meses
  • Holder - Mantem posição por anos
Tomada de decisão:
  • Precificação: Analise de Balanços, valuation e afins
  • Técnica/gráfica: Counter trend, trend following, momentum
  • Conjuntural: Análise de dados econômicos e setoriais 
  • Quantitativa: Sistemas puramente estatísticos, estratégias long short (google Quant Finance)
Tipo de Ativo:
  • Fundos
  • Renda Fixa
  • Renda Variável - Equity
  • Renda Variável - Derivativos
Quando me pedem para falar sobre Trading e sobre chances de se ter sucesso com trading eu faço uma analogia com esporte. Tem a pessoa que pratica esporte apenas para se manter saudável e em forma, o atleta amador que gosta de participar de eventos e o atleta profissional, que vive ou procura viver do esporte.

No final das contas, o sucesso de seus investimentos está relacionado a quantidade de esforço produtivo que estiver disposto a dedicar ao estudo, aprendizado e evolução. (essa é a opinião de pessoas de perfis tão diversos como George Soros, Peter Lynch, Ben Graham, Mike Bellafiore e Jesse Livermore)

Da mesma forma que todo mundo pode praticar ao menos um tipo de esporte, nem todo mundo pode ser ou mesmo deseja ser atleta profissional. Profissionalismo exige dedicação, estudo, disciplina e um pouco de vocação.

Todos podem investir para se manter financeiramente saudáveis (e na verdade DEVEM, mas isso é tópico para outro post), mas 95% das pessoas não deve jamais pensar em especular profissionalmente, como meio de vida.

Se a metáfora do esporte serve para falar sobre superação e força de vontade, negociar também envolve organização, disciplina e planejamento que existe na maior parte das empreitadas de negócios. Manter registros de operações detalhados com datas, preços, motivos dos trades e até o seu estado de espírito é extremamente útil e se assemelha ao livro caixa de uma empresa.

Planejar seu trade é bem como montar um plano de negócios, aonde você deve detalhar as razões que embasam seu ponto de vista, os argumentos contra o mesmo, as metas, objetivos e como medir resultados e avaliar performance.

Qual o papel do trading na minha vida?

Fazer meu patrimônio crescer (coluna Ativos no meu balanço pessoal) e "comprar" fluxos de caixa para o futuro. A grana que me permite trocar de carro, viajar, comprar roupas "da moda" ou what so ever vem  do meu trade também. Como disse no post anterior, corretagem paga conta (água, luz, telefone,...) e financia meu trade. Isso me permite oferecer boas condições para meus clientes e boas operações para todos. Todo mundo ganha.

Em posts futuros vou aprofundar as definições que joguei aqui.

Um comentário:

  1. Legal a iniciativa do blog

    Sempre que possível estarei aqui para aprender um pouco.

    Diego Andrade

    ResponderExcluir